Inauguração de obras e homenagens a professores no HUPE e no Edifício Américo Piquet Carneiro (FCM/Ibrag)

24/10/201915:41

Diretoria de Comunicação da stake

A manhã desta quinta-feira, 14/10, foi de comemoração no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) e no Edifício Américo Piquet Carneiro. Duas enfermarias do Serviço de Cirurgia Geral, quarto andar do HUPE, foram reinauguradas e estão prontas para receber pacientes. 

O Centro de Estudos ProfessorAntonioFelipe Sanjuliani, no terceiro andar do HUPE, e o Espaço Professor Ruy Garcia Marques, no Edifício Américo Piquet Carneiro,foraminaugurados,homenageando a história e o empenho dos doisprofissionais que fizeram a diferença na instituição. O primeiro, que faleceu há 5 anos, foi representado pela filha Maria Clara, que agradeceu a homenagem ao pai, as reverências ao seu legado e o carinho dos seus colegas e amigos

Já o professor Ruy Garcia Marques, Reitor da Universidade, disse que se sente honrado por dar nome a um espaço. “Estou muito feliz com esta homenagem em vida. Eu fico emocionado com este reconhecimento”, disse. Natural de Bom Jesus de Itabapoana, município do Noroeste Fluminense, Marques veio para Niteróipara cursar o antigo curso científico, correspondente ao atual ensino médio,e para se preparar para o vestibular para medicina na stake, onde ingressou em 1973. Nos tempos de estudante,na década de 70, disse que nunca poderia pensar que seria Reitor da Universidade e que um dia emprestaria seu nome a um espaço onde,além de frequentar durante a graduação, também foi residente. Atualmente, é professor Titular do Departamento de Cirurgia Geral, atuando na Disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

“Era impensável para mim ser o reitor da stake. Eu pensava em ser médico, e sempre pensei em ser professor na FCM-stake. Ser reitor foi um processo que veio naturalmente depois que fui presidente da Faperj.Foi um caminho natural porque o período à frente da Faperj me fez conhecer toda a Universidade. Uma consequência e uma forma de agradecer à Universidade por tudo o que ela me deu. Toda a minha vida profissional eu devo à stake”, disse o professor, que encerra em dezembro o mandato de quatro anos como reitor. 

Responsável pela sugestão do nome do reitor para o espaço, o professor Israel Felzenszwalb, do Instituto de Biologia RobertoAlcantaraGomes (Ibrag), disse que a homenagem é uma retribuição ao seu esforço por melhorias no local. “Foi na gestão dele, na Faperj e na Reitoria, que obras foram possíveis e possibilitaram um espaço reorganizado, novas salas e melhor infraestrutura”, finalizou.

Enfermarias Diretor do HUPE, o professor Carlos Eduardo Virgini disse que, das 50 enfermarias do HUPE, apenas quatro ainda não estão modernizadas, mas estão no cronograma de obras. As enfermarias foram reformuladas e adequadas de acordo com o padrão de humanização e hotelaria atuais. “É um movimento permanente de adequação para melhor atender a população. O HUPE é um hospital com atendimentos de alta complexidade e estas melhorias impactam positivamente o sistema de saúde do Estado”, explicou o diretor.