Diretoria de Comunicação da stake
O Laboratório de Estimulação Elétrica do Sistema Nervoso (LabEEL), do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e com o Núcleo de Assistência e Pesquisa em Neuromodulação, promove a primeira edição do Eletroneuro: Encontro Internacional de Tecnologias em Neuromodulação Não Invasiva para Uso Clínico, nos dias 24 e 25 de novembro.
No primeiro dia, será realizado o workshop “Tecnologias em neuromodulação terapêutica”, para demonstração do uso das técnicas e equipamentos disponíveis no laboratório e também para inaugurar o segundo aparelho de Magnetoconvulsoterapia instalado na América Latina. A atividade acontece no LabEEL, localizado no Centro de Pesquisa Clínica Multiusuário (CePeM) do Hupe (Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 77, Vila Isabel, Rio). Os interessados podem se inscrever pelo site do evento.
A programação continua no dia 25, trazendo palestras com profissionais nacionais e internacionais para apresentar as bases da neuroestimulação e neuromodulação não invasiva para a comunidade médica e difundir seu uso como ferramenta de tratamento. O simpósio acontece no Barralife Medical Center (Avenida Armando Lombardi, 1.000, na Barra da Tijuca, Rio). As inscrições também podem ser feitas pela internet.
Confira a programação completa:
24/11
9h – Credenciamento
9h30 – Boas-vindas e abertura
10h – Workshop
12h10 – Coffee break
11h30 – Workshop
13h45 – Coffee break
14h20 – Workshop
16h – Encerramento
25/11
8h – Credenciamento
8h30 – Abertura: “O Laboratório de Estimulação Elétrica do Sistema Nervoso (LabEEL) e o panorama da neuromodulação”, com Egas Caparelli Dáquer (Uerj).
9h – “Desafios contemporâneos no tratamento da depressão”, com André Brunoni (USP).
9h50 – Debate
10h – Coffee Break
10h30 – “Advances in non-invasive neuromodulation and monitoring in psychiatric conditions”, com Abishek Data (Soterix Medical).
11h20 – Debate
11h30 – “Optimizing brain targeting with High-Definition tDCS”, com Marom Bikson (The City University of New York).
12h30 – Almoço
14h – “Non-invasive brain stimulation in stroke rehabilitation”, com Maximo Zimerman (Universidade de Hamburg-Eppendorf).
14h50 – Debate
15h – “Review of neuronavigation applied to non-invasive brain stimulation and a proposal for a collaborative platform for trials and clinical deployment for non-invasive brain stimulation”, com Roch Comeau (Rogue Research).
15h50 – Debate
16h – Coffee break
16h30 – “Impulsionando a saúde mental: personalização de protocolos de estimulação cerebral não invasiva”, com Sandra Carvalho (Universidade do Minho/Spaulding Rehabilitation Hospital/Harvard Medical School).
17h20 – Debate
17h30 – Considerações finais e encerramento.