II Semana do Rádio na Uerj

Início:13/09/202316:00 |Término:14/09/202319:00

Diretoria de Comunicação da stake

A Rádio Uerj, que integra o Centro de Tecnologia (CTE) da Uerj, promove a 2ª Semana do Rádio na Uerj, nos dias 13 e 14 de setembro, às 16h, na Sala de Videoconferência do CTE (sala 10.044), bloco F, 10º andar do campus Maracanã. 

Com o intuito de discutir a história, a importância social e os aspectos da profissão da radiodifusão, a atividade contará com duas mesas de debate e convidados ilustres.

Confira a programação:

13/9: “Inclusão – O papel e a importância das rádios comunitárias”

Carlos Osório – Jornalista e radialista com experiência na coordenação da Rádio Bicuda Ecológica, emissora comunitária sediada em Vaz Lobo, Zona Norte do Rio. Também foi conselheiro político da Associação Mundial das Rádios Comunitárias (Amarc).

Evandro Gomes – Presidente da emissora comunitária e da ONG Bicuda Ecológica, na direção da rádio há 5 anos. Dedica-se há 30 anos ao mundo radiofônico, que tem como uma de suas grandes paixões.

Gabriel Gontijo – Jornalista formado pela UFF, com atuação em reportagem e apresentação de programas em emissora comunitária. Assessoria de imprensa no Observatório de Favelas, na comunidade Nova Holanda, Complexo da Maré.

Gisele Sobral – Jornalista com atuação em rádios comunitárias, como Maré e Viva Rio. Fundou a Rádio Uerj e atualmente lidera a coordenação de jornalismo do Laboratório de Áudio (AudioLab) da Faculdade de Comunicação da Uerj.

14/9: “Diversidade e representatividade de gênero nas diversas funções do rádio”

Alexia Vitória – Locutora publicitária, primeira mulher trans dubladora do Rio de Janeiro, servidora pública federal pela Faetec, atuando como bibliotecária. Em recente trabalho de dublagem, interpretou a personagem “Barbie Doutora”, no filme sucesso de bilheteria, “Barbie”.

Denise Viola – Jornalista e radialista, trabalhou nas rádios Nacional e MEC AM (EBC). Foi representante da Rede de Mulheres da Amarc e coordenadora da Amarc Brasil. É uma das fundadoras da Rede de Mulheres em Comunicação. ‌

Gabriella Bini – Jornalista, radialista, publicitária e escritora.  Âncora da Rádio Sucesso de Nova Friburgo, autora do livro “2011 – O poder do rádio na tragédia climática”, em que aborda o papel do rádio na tragédia climática ocorrida em 2011 na região Serrana do Rio de Janeiro.

Julyana Pollo – Jornalista especializada em Comunicação Empresarial, com MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Trabalhou nas rádios Tupi e Globo, desempenhando as funções de redatora, editora e locutora dos principais noticiosos das emissoras. Atualmente está na área de jornalismo digital da rádio CBN.

As inscrições podem ser realizadas por meio do formulário online.