Evento promove debate sobre vivências do samba

Início:11/09/202318:00 |Término:15/09/202319:00

Diretoria de Comunicação da stake

O Centro Acadêmico de História (Cahis) e a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) promovem o evento Sambavivências: Samba, Histórias e Educação, entre os dias 11 e 15 de setembro. Haverá mesas de debates e minicursos sobre temas relacionados ao carnaval das escolas de samba e ao ritmo, no geral, com pessoas que participam ativamente e possibilitam essa manifestação cultural.

Para participar e receber certificado de ouvinte, é necessário fazer inscrição prévia pelo site. As atividades serão nos auditórios do 9° andar do campus Maracanã e uma na sede da Liesa. Mais informações no Instagram do evento.

Confira a programação:

Dia 11/9, às 18h, auditório 93: Conferência de abertura – “Escrevivências do samba”, com mediação de Klicia Marques, composta por Daniel Pinha, Clicea Miranda, Anderson D’Oxogyan, Vick Cabral e Luis Carlos Magalhães.

Dia 12/9, das 15h às 17h, miniauditório 9024F, bloco F: Minicurso “Samba na escola – apoteose para uma educação antirracista”, com Fabrício Castilho.

Dia 12/9, às 18h, auditório do IFCH: Mesa “Foram me chamar, eu estou aqui! O que que há?: samba e resistência”, com mediação de Gabriela de Melo, composta por Fábio Carvalho, Fabrício Castilho, Rodrigo Telles e Educativo do Museu do Samba.

Dia 13/9, das 10h às 12h, Sede da Liesa: Minicurso “O potencial pedagógico do livro ‘Abre alas para o ensino de História’”, com João Gonzalez.

Dia 13/9, às 18h, auditório do IFCH: Mesa Tecnologias revolucionando ritmos: tradição ou inovação?, com mediação de Cláudia Araújo, composta por Jorge Júnior, Dudu Azevedo, Julia Rodrigues, Pedro Reis e Raphaela Reis.

Dia 14/9, das 16h às 18h, auditório do IFCH: minicurso: “No palco da folia, educação; no palco do erro, carnavalização: narrativas batucadas na Avenida, silenciadas nas escolas”, com Phellipe Patrizi.

Dia 14/9, às 18h, auditório do IFCH: Mesa “VAMOS CANTAR!” A harmonia e seus desafios”, com mediação de Pedro Dutra, composta por Jackeline Nascimento, Wagner Assis e Mauro Amorim.

Dia 15/9, às 16h, auditório do IFCH: Mesa “O Ilê e o samba: histórias de quem é vivo”, com mediação de Yasmin Damasio e Mayara Pires, composta por Leandro D’Oxóssi, Rô D’Xangô, Jessica Yjí e Pandro D’Xangô.

Dia 15/9, às 18h, auditório 91: Conferência de encerramento – “‘Não entendi o enredo desse samba amor’: decifrando as sinopses, com mediação de Thiago Mendes, composta por Beatriz Chaves, Fabio Fabato, Stephanye Paz, Rodrigo Marques e João Gustavo Melo.