Diretoria de Comunicação da stake
O Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Uerj realiza, a partir do dia 4 de setembro, o ciclo de debates “Produção de Conhecimentos e Memórias em Favelas e Periferias”. A atividade é organizada pelo Coletivo de pesquisa sobre violências, sociabilidades e mobilidades urbanas (Bonde), do Iesp; o Cidades – Núcleo de Pesquisa Urbana, do PPCIS-Uerj; o Dicionário de Favelas Marielle Franco (ICICT – Fiocruz); o Grupo Casa, do Iesp; a Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial (IDMJR); o Instituto Raízes em Movimento e o Radar Saúde nas Favelas, da Fiocruz.
O evento visa promover um espaço de encontros, trocas e reflexões coletivas sobre as diversas iniciativas, estratégias e formas de produção de conhecimentos, os múltiplos atores que constroem em cada território e as formas de pesquisa, sistematização e divulgação do conteúdo produzido.
Serão realizadas quatro mesas de discussão, duas na Sala Olavo Brasil, na sede do Iesp, na Rua da Matriz, 82, Botafogo, Rio, e duas no auditório 9031F do PPCIS, no campus Maracanã, até 27 de novembro, sempre das 18h às 21h. Também haverá transmissão simultânea no canal do Iesp no YouTube. Não é necessária inscrição prévia.
A primeira mesa, “Explorando memórias e produção de conhecimentos sobre violências”, contará com a participação da economista Giselle Florentino, coordenadora executiva do IDMJR; Daniela Lopes e Victor Lourenço, do Movimenta Caxias, e Marcela Toledo, do LabJaca, e mediação do professor Daniel Hirata, da UFF.
Para mais informações, acesse o perfil do Iesp no Instagram.
Confira a programação:
04/09 no Iesp – Mesa 1: Explorando memórias e produção de conhecimentos sobre violências
02/10 no PPCIS – Mesa 2: Memórias faveladas e as políticas públicas
30/10 no PPCIS – Mesa 3: Infraestrutura e meio ambiente
27/11 no Iesp – Mesa 4: Pandemia nas favelas e periferias