Abertura da exposição “O Poder das Favelas”

Início:16/11/202318:00 |Término:16/11/202320:00

Diretoria de Comunicação da stake

O Teatro Noel Rosa, no Centro Cultural, campus Maracanã, recebe, no dia 16 de novembro, às 18h, a mesa de abertura da exposição “O Poder das Favelas: os 60 anos da Federação das Associações de Favelas do Estado do Rio de Janeiro (Faferj)”. Com entrada franca, a mostra fica aberta para visitação na Galeria da Passagem, no mesmo prédio, até o dia 30.

A iniciativa visa recontar a trajetória de luta da entidade, fundada em 1963. Ao propor uma leitura negra e periférica do período da ditadura militar, a exposição busca também evidenciar as permanências do autoritarismo e da violência nos territórios de favelas.

A mostra é uma parceria entre a Faferj e a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PR3) da Uerj, com apoio do Arquivo Nacional e da Coalizão Brasil por Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Democracia. 

No evento de inauguração estarão presentes: Derê Gomes, historiador e diretor da Faferj, que será o medidor; Cláudia Gonçalves de Lima, reitora em exercício da Uerj; Rossino Diniz, presidente da Faferj; Ana Flávia Magalhães Pinto, diretora-geral do Arquivo Nacional; Benedita da Silva, deputada federal e fundadora da Faferj; pastor Henrique Vieira, deputado federal e vice-líder do Governo na Câmara Federal, e Renata Souza, deputada estadual e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj.

Asinscrições são gratuitas e podem ser feitas no site. As vagas são limitadas.